15 de fevereiro de 2016

Medronheiro (Arbutus unedo)


O medronheiro, uma espécie da vegetação mediterrânica, faz parte da flora existente no espaço exterior de “Casas Avelã Brava”… Como não podia deixar de ser, a nossa escolha tinha que englobar o medronheiro.
A designação científica desta espécie, Arbutus, corresponde a pequena árvore; e unedo, provém do verbo do latino edo (comer) e da numeração unus (um), ou seja, "comer apenas um", já que os seus frutos maduros têm a fama de embriagar devido ao teor alcoólico que podem conter. Todavia,um estudo levado a cabo pela Universidade de Aveiro, chama a atenção para o efeito positivo do medronho no controle dos níveis de colesterol, melhoria da saúde da pele e dos ossos, bem como na capacidade de evitar os radicais livres, responsáveis por doenças como o cancro.
Este arbusto de folhas persistentes estava, para os Antigos, ligado à morte e à imortalidade. "Apressam-se a entrançar os caniços de um esquife flexível com ramos de medronheiro e de carvalho, erguendo um leito fúnebre sombreado de verdura", escreve Virgílio (ENEIDA, 11, 63-65).
O medronho pode ser comido fresco, podendo fazer-se imensos derivados, desde a geleia, à aguardente e aos licores. As aves adoram-no porque, em pleno inverno, podem desfrutar deste precioso alimento…

Sem comentários:

Enviar um comentário